Há muito se fala na candidatura de Manoel Pioneiro às eleições para prefeito em 2012. Novamente o clima do "já ganhou" toma conta de seus correligionários. Obviamente, com dois mandatos populares, ele é o candidato mais forte. Não fosse o fato dele não se decidir quanto a sua candidatura, o cenário político em Ananindeua estaria até mais claro e definido. O que vou escrever aqui pode ser profético mas é minha opinião: Acredito que Pioneiro NÃO seja candidato a Prefeitura de Ananindeua por uma série de fatores que quero delinear a você meu caro leitor e seguidor.
Primeiro, a candidatura de Manoel Pioneiro não depende única e exclusivamente dele. Isto é tão claro quanto ao fato de que o Governo de Simão Jatene não se governa sozinho. Se dependesse exclusivamente da vontade dele, ele seria sim candidato, sem dúvida nenhuma. Acontece que a candidatura de Pioneiro atinge diretamente a governabilidade do PSDB no Estado e tendo o PMDB como aliado é quase certo que haja um acordo entre as siglas.
Segundo, o fortalecimento de Jader Barbalho - que andava meio apagado do cenário político paraense - com a sua volta ao Senado, muda totalmente as estratégias para a Prefeitura de Ananindeua. É impossível imaginar qualquer partido, no Executivo, sem o apoio fundamental do PMDB. Jader é mestre em fazer política. Quando todos pensavam que ele estava apagado e até derrotado, eis que surge um político que, fez da paciência, a sua maior arma. Dizer que este fato nao afeta as eleições de Ananindeua e do Estado do Pará, é querer tapar a verdade com a hipocrisia.
Terceiro, o governo Helder pretende fazer o sucessor de seu grupo político e tenta forçar um segundo turno, caso Manoel Pioneiro seja candidato. Chicão e Eliel Faustino, são claramente, os principais nomes desse grupo. A saída de Pioneiro da disputa pela Prefeitura de Ananindeua fatalmente encerraria a dúvida de que o próximo sucessor é do grupo do PMDB, e quando digo PMDB, refiro-me não só ao Partido mas ao grupo de aliados que compõe o atual governo municipal. Aí será uma questão de "disputa interna" entre Chicão e Eliel Faustino, já que p PT tenta passar uma imagem de "independência" - um pouco tardia - ao anunciar candidatura própria.
Quarta e última questão... e talvez a principal de todas: A eleição para Prefeitura de Ananindeua em 2012, atinge diretamente a pretensa candidatura de Helder ao Governo do Estado e Jáder não abriria mão de fazer o filho Governador, ainda mais, com um peso político maior a nível Estadual e "entregar" o governo municipal a um sucessor que não faz parte do grupo político do Senador Jader Barbalho, seria dar um "tiro no pé".
Enfim, essas são minhas razões para não acreditar que Pioneiro venha ser candidato a prefeito em 2012. Talvez esteja errado no que estou escrevendo mas, desde criança, acredito que onde há fumaça, há fogo. Só o tempo dirá se estou certo ou não mas, acima de tudo, é minha opinião. Até a próxima amigos.
ACHO QUE ABRIR DEBATE COLOCANDO O PIONEIRO COMO EIXO CENTRAL DO PROCESSO ELEITORAL AQUI EM ANANINDEUA, É PERMITIR QUE ALGUÉM QUE TÃO POUCO FEZ PELO MUNICIPIO TENHA UMA OPORTUNIDADE IMPAR DE TER SEU NOME EM EVIDÊNCIA, DIGO ISSO, PORQUE, O MESMO TENDO SIDO PREFEITO POR DOIS MANDATOS, POUCO TEM PARA APRESENTAR EM SEU NOME QUE FAÇA RESGATAR A FIGURA DE "MITO", AFINAL, DEVERIAMOS NOS PERGUNTAR, QUEM TEM NOME PARA ASSUMIR A PREFEITURA DE ANANINDEUA, DEPOIS DE HELDER BARBALHO. DIGO QUE SE PROCURE EM TODAS AS CORRENTES POLÍTICAS, EXISTENTES NO MUNICÍPIO.
ResponderExcluirHOJE, O MITO SE CHAMA HELDER, AFINAL QUEM VIER COM O SEU APOIO, TEM TODAS AS CHANCES DE ALCANÇAR O CARGO, PORÉM, OS CANDIDATOS QUE SE APRESENTAM, PRECISAM ASSUMIR UMA IDENTIDADE PROPRIA, POIS, TODOS SE SENTEM CAPAZES, MAS, PRECISAM "GOZAR" COM A DO GRANDE. (BOM ENTENDEDOR), PARA CHEGAR LÁ.
AMIGO, ANANINDEUA É O TERCEIRO MAIOR ORÇAMENTO E COLEGIO ELEITORAL DO ESTADO, ESSE FILÉ, TODO MUNDO QUER, INCLUSIVE O GOVERNADOR, ENTÃO, PIONEIRO VIR OU NÃO DEPENDE APENAS DE CORAGEM, POIS, SER DERROTADO AQUI, COMO SERÁ PELA FAMILIA BARBALHO, COLOCARÁ O PMDB A UM PASSO PARA ARREBATAR O ESTADO DOIS ANOS DEPOIS. AFINAL! TEMOS JADER BARBALHO E HELDER BARBALHO, COMO VITRINES PREPARADAS PARA AGLUTINAR FORÇAS PARA O GOVERNO DO ESTADO.
ACORDO SE FECHA ATÉ NO DIA DA ELEIÇÃO, ENTÃO TIRANDO O PT, QUE NÃO CUMPRIU ACORDO NO ESTADO, MAS QUE SE ALINHAM MUITO BEM AQUI EM ANANINDEUA, TODAS AS FORÇAS POLITICAS QUE TEM REPRESENTATIVIDADE ESTARÁ COM A GESTÃO ATUAL. PORTANTO, O MAIS DIFICIL NESSA CONJUNTURA, SERÁ DESPONTAR UM CANDIDATO, COM GARRA, CORAGEM, DISPOSIÇÃO, DETERMINAÇÃO E QUE TENHA O MINIMO DE IDENTIDADE COM O POVO, PARA MOSTRAR CARISMA, SENSIBILIDADE, E RELAÇÕES HUMANAS, AFINAL, TUDO QUE VAI SER VENDIDO DESSE CANDIDATO, SERÁ PARA ENALTECER AS OBRAS DO HELDER, OU A OPOSIÇÃO CRITICAR O QUE FOI E ESTA SENDO FEITO.
AMIGO, GOSTEI DA EMULAÇÃO DO MANIFESTO CRIANDO A CONTRADIÇÃO, PORÉM OPINAR É MUITO VAGO, SERIA MELHOR NO ABERTO, AFINAL, DEBATER É CONVERSAR, ARGUIR E CONCLUIR. FAREI NOVAS COLOCAÇÕES, NOS PONTOS QUE FALTAM, SOBRE OS CANDIDATOS NO SEU MANIFESTO, QUERENDO PEDIR A VOCÊ, QUE OPINE NO MEU FORUM DE DEBATE DOS “CANDIDATOS EM ANANINDEUA”, E QUEM SABE ALGUM DELES SE PROPONHA A DISCUTIR O PORQUÊ QUE QUER SER CANDIDATO AO CARGO. ABRINDO ASSIM UMA BOA CHANCE DE AJUDARMOS A AVANÇAREM NO PROJETO POLITICO QUE RESGATE CADA VEZ MAIS, OS INTERESSES DO NOSSO MUNICIPIO.
UM ABRAÇO
DILSON PICANÇO