sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A CORRIDA COMEÇOU: QUEM SERÁ O NOVO PREFEITO DE ANANINDEUA?.

Antes de escrever esta matéria eu chequei "in loco" as informações quanto aos pré-candidatos à Prefeitura de Ananindeua. Faço uma análise de cada nome e você tire suas conclusões quanto às chances de cada um.
PSDB: O Partido está apostando em Manoel Pioneiro, nome mais forte de todos, devido às duas administrações feitas em nosso município com forte aprovação popular. Mas pecou na última eleição pelo excesso de otimismo, esquecendo que o atual Prefeito Helder Barbalho é filho de Jáder Barbalho nome que ainda pesa muito na política paraense. Sua condição de reaver o poder municipal torna-se bastante favorável mas, talvez de forma estratégica, não tem certeza se vem para o pleito eleitoral em 2012.
PR: O Deputado Estadual Eliel Faustino é a "bola da vez" dentro do Partido. Nome conhecido em nosso município por exercer a função de Presidente da Cãmara Municipal de Ananindeua por 3 legislaturas, vem de uma vitoriosa eleição onde foi a grande surpresa, por ter se lançado pela primeira vez a uma Cadeira na Assembléia Legislativa e haver chegado ao seu objetivo, sendo o segundo mais votado em nosso município, perdendo somente para o Deputado Pioneiro.
PMDB: Hoje, o nome natural no Partido para  concorrer à Prefeitura de Ananindeua, chama-se Francisco Melo, o "Chicão". Acontece que devido ao fato de haver exercido a função de Secretário Estadual no Governo de Ana Júlia e estar exercendo a função de Secretário de Transportes no atual Governo de Simão Jatene, o tenha tirado um pouco do cenário político, enfraquecendo a sua candidatura para o pleito eleitoral de 2012, apesar do apoio do atual Prefeito de Ananindeua.
PT: O Partido dos Trabalhadores está entre dois nomes para lançar a sua prometida candidatura própria: Luis Freitas e Oeiras.Na minha humilde opinião, quem ganha essa "queda de braço" é o Freitas, por estar muito ligado ao Prefeito Helder e por ser o nome mais forte hoje dentro do Partido.
PTB: O nome do Dr. Carlos Couto desponta como representante desta agremiação partidária para Prefeito de nossa cidade, importante ressaltar que, segundo o mesmo, essa candidatura vem com as bençãos do Prefeito de Belém Duciomar Costa e do Deputado Federal Josué Bengston, no qual cria-se uma situação, no mínimo, esquisita já que a atual Presidente da Câmara de Ananindeua é a Vereadora Ray Tavares que surgiu do grupo político de Bengston mas que apoiará o candidato do seu partido PMDB, ou seja, Chicão.
PMN: O Partido lança Vladimir Gomes, que conclui ser a sua candidatura, a "terceira via" para às eleições a Prefeito de Ananindeua. Afirma ter o apoio de classe dos professores. De perfil rebelde, não possui um bom relacionamento com o Deputado Alessandro Novelino que é o único representante do partido na ALEPA.
PSOL: Não abre mão de lançar candidatura própria e quer concorrer lançando nada mais, nada menos, que a Senadora Marinor Brito. Sinto que essa candidatura surge da empolgação e da euforia pelo fato de Edmilson Rodrigues ser o candidato mais forte para Prefeito de Belém e pela indecisão de sua situação na briga com Jáder Barbalho que afirma ser o verdadeiro dono do cargo pela expressiva votação nas últimas eleições ao Senado.
Até agora, esses são os pré-candidatos que se apresentam. A corrida está lançada. Mas o quadro é bastante interessante pois muitos talvez polarizem com outros, formando dois blocos: um Pró-Pioneiro e outro Pró-Helder... Mas esse é o assunto da minha próxima postagem. Aguardem amigos.

Um comentário:

  1. Parabéns JR DOS TECLADOS pela sua inteligente abordagem. A sua panorâmica sobre o assunto é muito oportuna e nos atualiza quanto essa corrida rumo à Prefeitura de Ananindeua. Um grande abraço.
    Rainon Feitosa.

    ResponderExcluir