quinta-feira, 7 de novembro de 2013

           
AVALIAÇÃO DO MANDATO PIONEIRO: O POPULISMO IMPOPULAR OU O POPULAR IMPOPULISMO?

               AO PERCEBER OS RESULTADOS DA PESQUISA DO #ACORDA ANANINDEUA, EM RELAÇÃO A 10 MESES DE MANDATO DO PREFEITO PIONEIRO, LEMBRO-ME DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF QUANDO SEUS ÍNDICES ERAM MUITO NEGATIVOS, NUM MOMENTO DO AFÃ DOS PROTESTOS QUE PELO BRASIL ECOAVAM, PROCESSO ESSE ABSOLUTAMENTE NATURAL DENTRO DE UM CENÁRIO DE INCONFORMISMOS COM A ATUAL POLÍTICA VIGENTE NO PAÍS. MAS VAMOS À ANÁLISE DOS RESULTADOS...

AVALIAÇÃO DO PREFEITO PIONEIRO (VIDE FIGURA):
RUIM: 60%
REGULAR: 17%
BOM: 7%
EXCELENTE: 16%

               BASEADO NESSE RESULTADO, VERIFICAMOS QUE O ÍNDICE DE APROVAÇÃO DO GOVERNO PIONEIRO, NESTES 10 MESES INICIAIS, É DE SOMENTE 23%. 
              SEGUNDO A PESQUISA, OS MAIORES PROBLEMAS DE ANANINDEUA SÃO:
            
              INFRAESTRUTURA - 39,5%
              SEGURANÇA - 14,5%
              DESEMPREGO - 14%
              SAÚDE - 12,5%
              EDUCAÇÃO - 10,5%
              PESSOAL QUALIFICADO - 8,5%

OBS: 0,5% NÃO OPINARAM OU NÃO SOUBERAM OPINAR.

      VALE RESSALTAR QUE AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA ENQUETE DO MOVIMENTO ACORDAANANINDEUA, SÃO DAS CLASSES A ATÉ C, COM NÍVEIS DE ESCOLARIDADES QUE VÃO DO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR COMPLETO.
            SE FORMOS TIRAR UMA MÉDIA DE TODOS OS RESULTADOS E DAR UMA ÚNICA NOTA AO GOVERNO DE MANOEL PIONEIRO, A NOTA SERIA: 4,7 DE MÉDIA.
              SABEMOS QUE ESSA PESQUISA REFLETE UM MOMENTO CRUCIAL DO GOVERNO PIONEIRO, NÃO SIGNIFICANDO, PORTANTO, UMA AVALIAÇÃO FINAL DE SEU MANDATO. TEMOS, COMO EXEMPLO, A SUBIDA DOS ÍNDICES DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF E A RECUPERAÇÃO DE SUA POPULARIDADE QUE A FAZ, NOVAMENTE, PROVÁVEL VENCEDORA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.
       SÓ DEPENDE DELE E DE SUA EQUIPE, A TENDÊNCIA DO RESTANTE DE SEU MANDATO, CABENDO AÍ A POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS ATÉ, PARA QUE SE CHEGUE À EXCELÊNCIA NA APROVAÇÃO POPULAR E QUE, ESSES RESULTADOS, SIRVAM DE ALERTA PARA QUE POSSAMOS PERCEBER A REAL CAPACIDADE DO PREFEITO MANOEL PIONEIRO NA GERÊNCIA PÚBLICA. AGUARDEMOS E VEREMOS.


              







quinta-feira, 17 de outubro de 2013

POLICIAL QUE ATIROU EM BANDIDO DA MOTO FOI PUNIDO PELO GOVERNO DE SP... E O LADRÃO?... FOI CONDECORADO?

"O CACHORRO MORDEU O MENINO"... "O MENINO MORDEU O CACHORRO"... AS PALAVRAS DE AMBAS AS FRASES SÃO AS MESMAS, SABE QUAL A DIFERENÇA? A SINTAXE, OU SEJA, A MANEIRA COMO AS PALAVRAS SÃO ARRUMADAS NA FRASE... AGORA VAMOS A OUTRO EXEMPLO: "O POLICIAL ATIROU NO LADRÃO"... "O LADRÃO ATIROU NO POLICIAL"... NESTE CASO, A DIFERENÇA NÃO É SÓ A SINTAXE, INFELIZMENTE, NO BRASIL, A COISA É ALÉM DISTO... O POLICIAL ATIRAR NO LADRÃO NÃO É NORMAL! (PASMEM!). PUNIR UM POLICIAL POR CUMPRIR O SEU DEVER DE PROTEGER O CIDADÃO É MASCARAR O CAOS SOCIAL QUE AÍ ESTÁ. O BRASIL TORNOU-SE UMA TERRA SEM LEI ONDE BANDIDOS TORNAM-SE ÍCONES E HERÓIS ENQUANTO A LEI É DESMORALIZADA PELOS GOVERNOS QUE NÃO POSSUEM COMPETÊNCIA PARA MANTER A ORDEM E GARANTIR A SEGURANÇA DOS CIDADÃOS. PODEMOS MORRER, POIS É UM DIREITO QUE NOS ASSISTE, INDEPENDENTE DE NOSSA VONTADE MAS NÃO PODEMOS NOS PROTEGER, POIS É UM ERRO REAGIRMOS AO QUE ESTÁ ERRADO, POIS NO PAÍS HIPÓCRITA QUE VIVEMOS, DAS "BOLSAS FAMÍLIAS" ENTRE OUTRAS, NOS LEVA A CRER QUE O IDEAL DO PAÍS LIVRE MORRE A CADA DIA EM QUE VEMOS A DESMORALIZAÇÃO DE NOSSAS INSTITUIÇÕES QUE CONDECORA O BANDIDO, QUE CONDECORA O QUE ESTÁ ERRADO EM DETRIMENTO AO SEU VERDADEIRO PAPEL, QUE É O DE IMPOR A LEI, DE FAZER VALER AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS... NO BRASIL, O BANDIDO BOM, NÃO É O BANDIDO MORTO... O POLICIAL BOM É O POLICIAL MORTO POR NÃO PODER SE DEFENDER. A POLÍCIA É CORPORATIVISTA, OS BANDIDOS TAMBÉM SÃO. TALVEZ POR ISSO O GOVERNO GERALDO ALCKMIN OS DEFENDA TANTO, CONDECORANDO A SUA PRÓPRIA ANARQUIA CRIADA POR FATOS BIZARROS COMO ESTE. SE NÃO TEMOS LEI, VAMOS RECLAMAR A QUEM?



TOQUE DE RECOLHER: A CIDADE SITIADA, A VOLTA À DITADURA! NECESSIDADE OU DISFARCE DA INCOMPETÊNCIA ?



       É de se lamentar o retrocesso quanto à Cultura e a atividade noturna em Belém e Ananindeua. Em Ananindeua, criou-se o TOQUE DE RECOLHER com a desculpa de que os altos índices de violência são oriundos dos bares, casas noturnas e similares que nada mais é que o resultado de pressões do Vereadores evangélicos junto ao Prefeito Manoel Pioneiro que não se opõe em atendê-los. Em Belém Zenaldo Coutinho, seguindo a mesma cartilha, está tentando criar esse TOQUE DE RECOLHER através de sua bancada na Câmara de Belém. Não precisa ser muito inteligente para perceber que isso não passa de desculpa para tentar sanar a INCOMPETÊNCIA de certos setores da Polícia que não conseguem frear o crescimento dos índices de violência em nosso EstadoSerá que fechando bares, casas noturnas, restaurantes entre outros setores noturnos, haverão de diminuir o problema ? é logico que não. O resultado disso será catastrófico! Copeiros, garçons, cozinheiros, bombozeiros, taxistas, entre outros, ficarão fadados ao desemprego. Em Ananindeua por falta de representatividade da categoria (e até desunião) o processo foi mais rápido e que não deu resultado positivo nenhum. Continuamos com um alto índice de violência, provando que a causa de tudo isso, não são esses setores noturnos. Em Belém, há o Sindicato de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares que é uma entidade forte e que talvez, reverta a situação em Belém. É de se lamentar que tenhamos que voltar a época da Ditadura que foi muito negativo para  nosso País. Do jeito que a coisa vai, não poderemos nem mais escolher pra onde iremos e que horas saíremos. Um total absurdo! Uma classe que paga seus impostos, que faz a roda da economia girar ser tão destratada dessa maneira. Será que só interessam em época de eleição ? É aquela velha história do "lobo em pele de cordeiro". E que os candidatos prometem e, ao se elegerem, fingem esquecer o que prometeram. Talvez seja momento de reflexão. Talvez seja momento de escolhermos melhor os nossos candidatos e pararmos de vivermos o mundo do "faz de conta". Os artistas estão sem espaço... Precisamos reagir a esse "assassinato" à Cultura paraense. Abaixo a ditadura, liberdade de ir e vir já!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dilma Rousseff e o "milagre" que nunca acontece.

              Ao ver, no Jornal Nacional, a Presidente Dilma informar aos Prefeitos em Brasília que não existem "milagres" na administração pública, faz-me pensar que vivemos hoje, no Brasil, uma total incompatibilidade de idéias que nos sugere repensar o que realmente é bom para o nosso país.
             Não sou contra a realização de uma Copa do Mundo no Brasil, sou contra a forma como tudo está sendo feito.Roubo a céu aberto e com a cumplicidade do Governo brasileiro. Dilma não acredita em "milagres" mas acredito que "milagres" acontecem em nossa nação, quando se gastam bilhões com construções de estádios onde o Governo abre as suas torneiras financeiras para o maior evento do mundo em tão pouco tempo.                     Pergunto eu: Por que não fazer "milagres" nas áreas da saúde e da educação? Vemos que, quando o Governo realmente quer, ele faz. Dinheiro há e muito. Só com esse plebiscito proposto pela Presidente previu-se um gasto de cerca de quatrocentos milhões. Um estádio como o Mané Garrincha, em Brasília, com um orçamento, inicial, previsto de seiscentos milhões de Reais, hoje bate a casa do 1,2 Bilhão só para exemplificar.
            Como acreditar que estádios supermodernos, irão resolver problemas contextuais e pontuais que refletem, há muito tempo, a real necessidade brasileira. Acultura brasileira não se refere somente ao futebol. Agora digo que, na realidade, a pauta do discussão não é nada cultural e sim capital. O capitalismo desenfreado colocando a autonomia de nossa nação aos pés de um "Presidente fictício" chamado Joseph Blatter que chega aqui, sem pedir licença, e que manda mais que nossa Presidente, numa espécie de chantagem sem limites que apenas reflete o real poder do futebol, não só no Brasil mas no mundo.
             Até que ponto vamos viver no mundo de fantasias em detrimento a realidade. Milagres acontecem quando todos aceitam aquele fato como uma realidade. No Brasil é diferente, os "milagres" só acontecem quando interessam a uma minoria. Talvez, tentando salvar seu moribundo Governo, Dilma tenha liberado os três bilhões, prometidos em duas parcelas, aos Prefeitos, visto sua popularidade ir por água abaixo, talvez sem a possibilidade de um retorno. 
           Enfim, acredito que o verdadeiro milagre brasileiro, esteja no fato de sermos tão esperançosos quanto ao nosso amanhã, mesmo tendo a política do "pão e circo" como nosso principal baluarte, criando heróis que procuram preencher as nossas frustrações cotidianas. Somos um povo feliz por natureza mas temos que deixar de ser um "povo marcado" nessa "vida de gado" como diria o grande compositor Zé Ramalho. Investir em nossa educação e em nossa saúde é o verdadeiro caminho para deixarmos de ser o "País do futebol" para sermos uma verdadeira nação brasileira.